Aprendizado ativo deve ter objetivos claros

A educadora norte-americana Maryellen Weimer, professora emérita da Penn University, que por anos esteve à frente de um programa de desenvolvimento instrucional naquela universidade, questionou recentemente em artigo para o Faculty Focus, o chamado “aprendizado ativo”.

Não que ela seja a favor do modelo tradicional, no qual o aluno é simples receptor do (suposto) conhecimento do professor. Muito pelo contrário, a própria carreira de Weimer atesta o quanto ela acredita que o aprendizado deve estar centrado no aluno.

O que ela contesta é a atividade pela atividade. “Temo”, diz a professora, “que estejamos obcecados com a atividade e não suficientemente focados no que deve ser aprendido por meio dela”. Para Weimer, nossa obsessão em colecionar técnicas de ensino, estratégias e abordagens mirabolantes para atrair os estudantes pode estar nos afastando de questões fundamentais:

  • Que tipo de engajamento essa atividade promove?
  • Ela realmente faz seus alunos pensarem, resulta em aprendizado, promove neles o desejo de saber mais ou simplesmente os mantém ocupados e , em consequência, menos apáticos?

Temo que estejamos obcecados com a atividade e não suficientemente focados no que deve ser aprendido por meio dela (Maryellen Weimar)

A advertência da educadora é um ótimo começo para uma discussão mais ampla sobre como “desenhamos”e desenvolvemos nossas atividades  e convida a pensar em dinâmicas fundamentadas, com objetivos bem claros, que justifiquem e promovam o aprendizado ativo e portanto não banalizá-lo.

O primeiro curso da Claraboia está em fase de pré-lançamento: A Leitura das Imagens (em cinco atividades práticas). Para quem acredita no aprendizado ativo planejado e relevante.  Saiba mais

Quer mais desse tipo de tópico? Subscreva-se aos nossos emails semanais! 

 

 

Um comentário em “Aprendizado ativo deve ter objetivos claros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close