Refletir sobre a prática ( O curso está fora do ar! Aguarde nova temporada!)

Últimos dias!

O curso gratuito e 100% online está chegando ao fim. Depois da aula ao vivo de encerramento, que aconteceu no dia 19 de março, as aulas assíncronas continuam disponíveis em nosso canal de Youtube até o dia 31 de março. Se não teve oportunidade de ver, aproveite!

Por que é preciso refletir sobre o processo de aprendizado? Qual é o papel da reflexão na atividade docente ou de facilitação ? É possível aprender a refletir?

A reflexão crítica sobre a prática docente é um tema sempre presente em discussões, textos e conteúdo em geral da Claraboia, uma reflexão que vai além do pensar sobre a seleção e aplicação de determinada metodologia, pois busca investigar e avaliar o impacto que cada uma de nossas escolhas e estratégias sobre o aprendizado.

Mas como refletir? É possível incorporar a atividade reflexiva à rotina de trabalho? Como ir além e inspirar a reflexão como prática também entre alunos?

Este minicurso nasce destas perguntas e espera em seu decorrer provocar ainda mais questionamentos e, sobretudo, mudanças. Tão importante como a reflexão é nos assegurarmos que ela não se encerre em si mesma e que resulte, de fato, em transformações.

Inscreva-se no canal do Yotube e ative o sininho para receber notificação. A primeira aula sai no dia 26 de fevereiro e as duas seguintes semanalmente depois disso.

Assista às videoaulas, participe das discussões e amplie a visão e o escopo do processo de ensino-aprendizado, seja qual for seu momento na carreira e na vida em geral. Se ainda tiver dúvidas, escreva: contato@claraboaicursos.com

Videoaula 1

Foto por Zen Chung em Pexels.com

Definição e propósito: Qual é a diferença entre refletir sobre a prática e sobre sua vida cotidiana? A aula introdutória apresenta os objetivos do curso argumentando sobre os benefícios de se adotar a reflexão como processo de constante auto-avaliação e de seus pares como uma poderosa ferramenta de aperfeiçoamento profissional e pessoal, que ao final resulte em aprendizado.

Como Participar?

A primeira videoaula será lançada no dia 26 de fevereiro via canal da Claraboia no Youtube. A partir daí as aulas seguintes estarão disponíveis em intervalos semanais. Um forum de discussão será aberto aos inscritos.

MUDANÇA NAS REGRAS ! ATENÇÃO

O Certificado de Participação será oferecido somente a quem assistir as três videoaulas e participar da última aula síncrona. Maiores detalhes serão anunciados em breve!

VIDEOAULA 1. ACESSE!


Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática.

Paulo Freire

Foto por Katerina Holmes em Pexels.com

Videoaula 2

Foto por Oladimeji Ajegbile em Pexels.com

Critérios: Depois de listarmos algumas perguntas iniciais e pontos sobre os quais gostaríamos de refletir com relação à nossa prática docente, agora é hora de explorar algumas formas de categorizar nossa abordagem.

Usando algumas definições como sugestão, fica mais fácil criar sua própria rotina reflexiva, que se adapte aos temas que mais afetam sua participação no processo de ensino-aprendizagem. Saiba mais sobre o modelo de seis conhecimentos (ou saberes) envolvidos no ato de ensinar, e de aprender.

VIDEOAULA 2. ACESSE!

A quem se destina o curso?

  • Professores de qualquer disciplina
  • Tutores
  • Facilitadores de experiências de aprendizado comunitárias ou corporativas
  • Interessados em “como se aprende a aprender”.
Foto por Jess Bailey Designs em Pexels.com

O pensamento reflexivo leva educadores a agir de forma deliberada e intencional, em vez de aleatória e reativamente.


Experiência e educação não são termos que se eqüivalem (…) Uma experiência pode ser tal que produza
dureza, insensibilidade, incapacidade de responder aos
apelos da vida, restringindo, portanto, a possibilidade de
futuras experiências mais ricas

John Dewey

Videoaula 3

Foto por Christina Morillo em Pexels.com

A cultura do grupo: Para tornar a reflexão parte da vida cotidiana de um profissional da educação é sempre aconselhável que se instale uma ‘cultura da reflexão’ na sua escola, universidade, organização ou empresa. Nem todos os processos neste sentido são bem-vindos e portanto muitas vezes podem ser difíceis de serem implementados e mantidos.

Neste vídeo abordaremos propostas para facilitar e encorajar este ‘passo adiante’.

VIDEOAULA 3. ACESSE!

Foto por Sartup Stock Photos e Pexels.com

Como se organiza o curso

  • Consiste de três aulas curtas e pré-gravadas apresentando os tópicos, conforme descritos acima. Cada aula propõe engajamento dos participantes por meio de um desafio. O cumprimento dos desafios é voluntário mas a ideia é que sejam em si mesmos uma sugestão de trabalho reflexivo a ser experimentado.
  • Uma (live) discussão síncrona sobre estratégias para incorporação de uma rotina de reflexão sobre a prática e sobre como cada um vivenciou as proposições das aulas.
  • eBook com referências bibliográficas e os principais insights do curso, gerados pela facilitadora e participantes.

Conteúdo programático:

Objeitvo do curso: Aprender a incorporar técnicas e estratégias de reflexão sobre a prática de ensino, que resultem em melhoria efetiva do processo ensino-aprendizado.

Metodologia: Embora as videoaulas sejam expositivas, a ideia é que tragam provocações para… reflexões a partir da proposta de “desafios”ou tarefas. A jornada inclui três aulas assíncronas e um encontro síncrono, para avaliação da experiência como uma colagem do que cada pessoa absorveu ou do que pretende passar a aplicar em sua prática pedagógica. Participe!

INSCREVA-SE!

Avaliação: Sempre que necessário, será oferecida uma devolutiva seja em forma de comentário ou sugestão. Aqueles que tiverem interesse em participar do eBook receberão feedback mais formal.


Quem facilita?

Aqui um pouco sobre mim e a Claraboia. Embora minha experiência seja na área de Humanidades, a ideia de refletir sobre a prática de ensino e aprendizagem é aplicável a qualquer disciplina. Na realidade, pode ser e tem sido utilizada em diversos contextos. O desafio com este curso é estimular seu interesse e encorajar reflexões mais profundas que promovam ações transformadoras em sua prática.

Refletir é preciso!

Ouça:

Breve convite para o curso

music by ANtarctic Breeze (Hope)
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close