Maya Angelou: a professora que escrevia

Hoje, dia 4 de Abril, a escritora norte-americana Maya Angelou faria 90 anos. Ela morreu em maio de 2014, deixando um legado de 36 livros que incluiam de poesia a autobiografias, de religião a literatura infantil; 30 deles bestsellers.

Mais do que uma vasta obra literária, ela ainda hoje inspira mulheres de todas as etnias em vearias partes do mundo. Pouca gente, no entanto, menciona o fato de que ela também foi professora.

Mestra por excelência, só em 1982 Angelou passou a integrar o corpo docente da universidade Wake Forest, na Carolina do Norte. À época com mais de 50 anos, seu trabalho como escritora já era bem conhecido. Não surpreende que seus cursos no departamento de inglês daquela universidade fossem sempre super concorridos, qualquer que fosse o tema.

No começo dos anos 2000, encantada pelo tom inequívoco de sua voz, tive a oportunidade de, na universidade onde fiz pós-graduação, ouvi-la recitar algumas de suas poesias. Sua presença dominava o auditório lotado.

Embora ela própria nunca tenha se formado numa universidade, recebeu títulos de doutorado honoris causa de mais de 50 universidades e seu respeito profundo pela educação sempre foi sua marca. Seu filho, Guy Johnson, escreveu hoje: “Ela entendia que a educação é extremamente importante (…) Leitora voraz, lia entre dois e três livros por semana desde os tempos de adolescente e só deixou de fazê-los quando já octagenária teve problemas de visão (…) Ela costumava me perguntar: ‘Você pode imaginar o que seria o mundo se todas as crianças da Terra tivessem acesso a boa educação que permitisse a cada uma sua fazer brilhar sua luz interior?'”.

Em uma de suas últimas aparições em público na universidade onde trabalhou atee quando a saúde a impediu de ensinar, Maya Angelou honrou seus estudantes declarando: “Por muito tempo pensei que eu era uma escritora que podia escrever, mas depois de estar aqui por cinco ou seis anos percebi que sou uma professora que pode escrever”. 

Crédito da foto: Wake Forest University/Fonte: https://www.mayaangelou.com/http://wunc.org/post/teacher-who-could-write-maya-angelou-wake-forest-university#stream/0

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close