Da semana

Toda terça-feira, encontre aqui um artigo ou notícia da semana anterior que pode ter passado sem a sua devida atenção e que merece ser visto

Para ler, comentar e provocar reflexão

DA SEMANA 3: O principal fundo que mantém o ensino público do Brasil corre o risco de desaparecer no final deste ano.

E se Bolsonaro destruir o Fundeb? , Nota técnica do Dieese, Outras Palavras

O texto escolhido como destaque para esta semana é um pouco atípico. Trata-se de uma nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), publicado pelo site jornalístico Outras Palavras.

Vale a pena encarar gráficos e números para conhecer as implicações do fim do Fundeb na vida de professores e estudantes de todo o país, mas principalmente os terríveis impactos sobre municípios das regiões Norte e Nordeste, que serão os mais afetados.

Na verdade, o tema é de interesse de todos os cidadãos que reconnhecem o papel fundamental da educação em qualquer sociedade. Não deixe de ler e se informar sobre esta questão seriíssima!

As informações aqui analisadas evidenciam que o fim do Fundeb, sem outra garantia de modelo de financiamento permanente, solidário e transparente, seria desastroso para a manutenção da rede pública municipal, para a valorização dos profissionais da educação e para o alcance da qualidade na educação básica brasileira. Do ponto de vista de uma política de abrangência nacional e de caráter redistributivo, o fim do Fundeb é extremamente prejudicial a todos os municípios

Crédito: Outras Palavras

DA SEMANA 2: Curta metragem de animação Hair Love vence Oscar 2020 em sua categoria

Oscar 2020: Hair Love ganha Melhor Curta Animado: ‘Queremos normalizar o cabelo das pessoas negras’, diz diretor , Da Redação, Rolling Stone BR

No último domingo, muita gente no mundo todo esteve ligada na premiação do Oscar, evento tradicional que acontece em Hollywood, Los Angeles, EUA.

Por aqui, a semana não foi tão glamourosa, com muitas notícias difíceis de digerir. Mesmo assim, decidi destacar o curta de animação Hair Love porque é belo e bem feito e porque pode servir como inspiração para uma conversa ou atividade na sua escola.

Além do tema mais óbvio: a aceitação de um tipo de cabelo que por gerações tem sido estigmatizado de forma preconceituosa e racista, o filme traz ainda questões como a participação do pai nos cuidados com a filha, o câncer, ou a doença de um ente querido. A premiação foi noticiada pela Rolling Stone Brasi, apenas um dos muitos veículos que anunciaram a vitória de Hair Love em sua categoria, com o link para você ver o curta. Não deixe de ver!

DA SEMANA 1 : ENTREVISTA CLARA GRIMA :

‘Sou doutora em matemática, mas não sei dividir com 3 dígitos nem calcular raiz quadrada à mão’, Ana Pais, BBC Mundo

A BBC Brasil publicou esta entrevista, no dia 29 de janeiro de 2020, com a professora de matemática e autora espanhola Clara Grima que vem para redimir todos os amantes da matemática e oferecer uma provocação inteligente aos que, como eu, ‘sofrem’ com a falta de habilidade com os números.

“O bom da matemática é pensar, fazer algo que as máquinas não sabem fazer

Hora de rever certos pensamentos empedernidos que nos limitam e perceber a importância da Matemática (com M maiúsculo) no nosso cotidiano. Você vai se surpreender!

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close