Série Corações e Mentes, Escolas que Transformam estreou em outubro no Canal GNT e agora pode ser vista na sua escola! Saiba como!

O documentário, em quatro episódios, é dirigido por Cacau Rhoden (que traz no currículo Nunca me Sonharam e Tarja Branca) e apresenta práticas pedagógicas em que se destacam valores como a empatia, o trabalho em equipe e a criatividade e que estão acontecendo em escolas públicas e particulares de estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas .

Segundo o diretor: “Com essa série, queremos espelhar realidades, ouvir experiências, inspirar por meio do incerto, do mutante, ou seja deixar que a transformação seja algo livre, como ela deve ser, sempre impermanente. Assim como é a vida. Educação é isso, é aberta, é vida plena e em constante transformação“.
O documentário tem produção da Maria Farinha Filmes para o Insituto Alana , ASHOKA e Fundação Itaú Social, como o apoio da Gavea Investimentos e Mercur.
Leve a série para a sua escola!
Depois de ter sido transmitido pelo Canal GNT, o documentário agora pode ser acessado pela Videocamp, uma palataforma online e gratuita que facilita exibições públicas de filmes de impacto. De acordo com a filosofia do grupo, filmes de impacto: “São aqueles que apontam causas urgentes, que retratam situações que precisam ser destacadas, que ampliam o nosso olhar para temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural”.
Qualquer educador ou líder comunitário pode se cadastrar na plataforma e solicitar uma exibição do filme em sua escola ou grupo e ainda obter um guia de discussões para enriquecer a conversa e aprofundar a proposta do trabalho. Lembre-se apenas que para realizar uma exibição é necessário ter um mínimo de cinco pessoas.
Cada episódio de Corações e Mentes… tem duração de 26 minutos e entrando no site da Videocamp é possível ver teasers dos filmes para ter uma melhor ideia do trabalho e de como pode organizar a exibição aos alunos de sua classe ou da escola.

Educação é isso, é aberta, é vida plena e em constante transformação
Cacau Rhoden
Quando organiza a mostra do filme, a data de sua exibição entra na agenda pública do site do Videocamp. E tem mais: a plataforma permite acesso a filmes de temas variados, que merecem ser explorados com carinho.
Para os que não contam com conexão à Internet de qualidade em suas escolas, a Videocamp também oferece a possibilidade de baixar os filmes, tudo isso, claro, mediante cadastro e o compromisso de seguir as regras básicas para a exibição.

Inclua essa ideia na sua programação de 2019 e se exibir este ou outros documentários abrigados na Videocamp, volte aqui pra contar a experiência que a gente publica no blog!
E não deixe de conferir esse teaser lindo aqui para te dar um gostinho desse trabalho inspirador.
Crédito das fotos: Divulgação
A saga continua: em busca dos 100 inscritos!
Inscreva-se no canal de Youtube da Claraboia. Precisamos de 100 inscritos para ter direito a um canal personalizado e começar a ter vídeos curtos e gratuitos com regularidade.

Assine a newsletter da Claraboia!

Um comentário em “Escolas transformadoras: exemplos para multiplicar”